É possível?
Nosso time de #loucosporpizza investiga, seleciona e traduz as melhores receitas de massa artesanal. Hoje trouxemos para vocês:
Uma massa de pizza feita com farinha nacional do tipo 1, da marca Dona Benta!
Já começamos dizendo que essa massa não deixa a desejar em qualidade: ela nos surpreendeu com o resultado crocante e aerado da pizza.
Por ser uma farinha com menos força de glúten, fica um pouco menos elástica e hidratada do que uma farinha italiana do tipo 00. Mas é uma ótima opção se você busca a praticidade e o baixo custo de trabalhar com uma farinha facilmente encontrada no mercado. Nós testamos e aprovamos!
Nível de dificuldade: ⭐⭐⭐
Rendimento: 5 a 6 pizzas
Sua lista de ingredientes
1 kg de farinha Dona Benta
650ml de água gelada
2 a 3g de fermento biológico fresco ou 1g de fermento seco
25g de sal
Passo 1: Vamos começar
Despeje a água gelada em uma vasilha e adicione o fermento. Mexa com a mão, uma espátula ou fouet até dissolver.
Adicione a farinha nessa vasilha com a água em partes e vá mexendo com um fouet até incorporar (reserve cerca de 200g da farinha para utilizar no momento de levar a massa para a bancada).
Quando a massa atingir a consistência de um mingau grosso, acrescente o sal.
Quando já estiver uma massa mais firme, leve-a para trabalhar na bancada com as mãos, polvilhando a farinha restante e fazendo movimentos de sova.
Passo 2: Hora da sova
Sove a massa sem rasgar, até incorporar toda a farinha. Faça isso por cerca de 20 minutos. Se preferir, você pode fazer esse processo em uma batedeira, sempre tomando cuidado para a massa não aquecer.
Após concluir a sova, deixe-a descansar por 20 minutos sob um
pano úmido.
Passado este tempo, repita os movimentos de sova por um breve período.
Passo 3: A massa também descansa
Leve a massa em formato de bola a um recipiente untado com azeite, tampe-o e deixe descansar em geladeira por cerca de 12 horas (ou em temperatura ambiente por cerca de 4 a 6 horas).
Passado este tempo, fracione a massa e faça bolinhas de 300g cada.
Reserve-as em potinhos untados com azeite, espere dobrar de tamanho (aprox. mais 4 horas em temperatura ambiente) e estarão prontas para uso.
Nessa receita, vocês aprenderam uma massa feita com farinha nacional, que nos mostra que é possível sim fazer uma pizza de ótima qualidade utilizando uma farinha de trigo comum, presente no nosso dia a dia. Capricha nos ingredientes da cobertura para manter a qualidade de uma pizza italiana, combinado?
Curtiu?
Não esqueça de deixar sua sugestão, dúvida ou comentário abaixo e fique de olho nas nossas dicas. :)
Комментарии